Seguindo o decreto estadual, o uso de máscaras em ambientes fechados passou a ser facultativo e não mais obrigatório em Cascavel. A decisão veio por meio do Decreto Municipal nº 16.730, publicado na tarde desta terça-feira (29). Com isso, aplica-se em Cascavel as medidas contidas no Decreto Estadual nº 10.530, que foi atualizado hoje pelo Governo do Paraná liberando o uso de máscaras em locais fechados.
Cascavel irá adotar os protocolos sanitários que serão estabelecidos por meio de resolução da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).
O prefeito Leonaldo Paranhos lembrou que há mais de dois anos a cidade trabalha no enfrentamento do coronavírus. No início, observa o prefeito, ninguém sabia a receita exata para enfrentar o vírus, mas as ações implantadas tiveram amplo debate e foram tomadas em conjunto com os mais diferentes setores, sempre com o foco de preservar vidas e empregos. Hoje, com os números em queda, foi possível tornar facultativo o uso de máscara também em ambientes fechados.
É um movimento que nós esperamos tanto, que sonhamos tanto e que acho que devido aos números que temos hoje, acho que é possível avançar.
Disse o prefeito.
O secretário de Saúde, Miroslau Bailak, afirmou ter chegado o dia tão esperado e que a decisão de abolir o uso de máscaras em ambientes fechados foi tomada com total segurança, diante dos números da Covid-19 que diminuíram muito.
É possível retirar as máscaras em todos os locais fechados, desde que em ambientes bem controlados. Nós vamos sugerir que continuem utilizando a máscara em hospitais, em locais onde se atende Covid, naqueles locais de isolamento, nas clínicas que eventualmente recebem esse tipo de pacientes e recomendamos que se continue usando a máscara, principalmente no transporte público.
Enfatizou Bailak.
Recentemente, a Câmara de Vereadores de Cascavel havia se antecipado e aprovado uma lei municipal flexibilizando o uso de máscaras em ambientes ao ar livre.
É uma lei que tinha sido debatida há muito tempo com os vereadores, era para ter sido protocolada antecipadamente, mas nós viemos respeitando a questão do número de pessoas contaminadas pelo coronavírus. Foi diminuindo, entrou a nossa lei, foi extremamente importante, agora fecha com esse decreto do Governo do Estado.
Disse o presidente da Câmara Alécio Espínola.
A Lei Municipal nº 7343 foi sancionada pelo prefeito Leonaldo Paranhos e publicada nesta tarde em Diário Oficial.
Fonte / Fotos: Prefeitura Cascavel.