Cascavel agora tem Bispo Auxiliar

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 22, dom Aparecido Donizeti de Souza, como bispo auxiliar na diocese de Cascável (PR). Desde 2016, o prelado exercia o ministério de bispo auxiliar na arquidiocese de Porto Alegre (RS).

O comunicado ao público veio nesta manhã (22) no auditório da Catedral Nossa Senhora Aparecida, onde estiveram reunidos o vigário geral arquidiocesano Monsenhor Reginei José modolo, conhecido como Padre Zico e pelos padres Divo de Conto e Lianor Morrschi, através de uma coletiva de imprensa.

Quando perguntados sobre a data para vinda de Dom Aparecido, Pe. Zico informou que será entre os dias 12 e 14 de julho, e será realizada uma cerimônia de apresentação.

Trajetória de vida e episcopal Dom Aparecido Donizeti de Souza

Dom Aparecido Donizeti de Souza nasceu em Ibiaci, distrito de Primeiro de Maio (PR), em 13 de janeiro de 1964. Cursou Filosofia no Instituto Filosófico de Apucarana (PR) e Teologia no Instituto Teológico Paulo VI de Londrina. Foi ordenado presbítero em 12 de dezembro de 1992 e obteve mestrado em Teologia Espiritual na Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum, em Roma.

Na diocese de Cornélio Procópio (PR) exerceu diversas atividades em paróquias e seminários, além de assessorias pastorais. O Papa Francisco o nomeou bispo auxiliar de Porto Alegre no fim de 2015. A ordenação episcopal ocorreu em 18 de março de 2016, em Cornélio Procópio, presidida pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre, dom Jaime Spengler. Em Porto Alegre, exercia a função de bispo referencial para o Vicariato de Gravataí.

Saudação a Dom Aparecido Donizeti de Souza

Estimado irmão, Dom Aparecido Donizeti de Souza,

Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como bispo auxiliar para a arquidiocese de Cascavel (PR). Nessa nova missão, possa o Espírito Santo continuar o inspirando a ser testemunha viva do Evangelho,  capaz de despertar novos corações ao caminho sinodal, ao Reino de Deus e a fortalecer a presença da Igreja Católica no regional Sul 2 desta Conferência.

Junto com nossas felicitações e votos de um frutuoso ministério, gostaríamos de oferecer essa reflexão do Papa Francisco, proferida em 8 de setembro de 2018, durante o Seminário promovido pela Congregação para a Evangelização dos Povos, para iluminar sua trajetória:

“Graças à efusão do Espírito Santo, o bispo é configurado a Cristo Pastor e Sacerdote. É chamado a ter os lineamentos do Bom Pastor e a tomar para si o coração do sacerdócio, ou seja, a oferta da vida. Três traços essenciais marcam o ministério de um bispo: é homem de oração, homem do anúncio e homem de comunhão”.

Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil e da arquidiocese de Cascavel, o acompanhe e proteja.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Fonte: https://www.cnbb.org.br/