Por Daniel Marcondes
Jornalista tem sede por boas notícias. Fiel às boas fontes, herói de quem não tem voz e pedra no sapato de qualquer político corrupto. Jornalismo é a história dos fatos. De origem europeia, antes mesmo do descobrimento do Brasil, o jornalismo começou com a prensa de Guthnberg. Agora à produção era farta e acessível à toda a população. E lá estava o jornalista para narrar os fatos.
Narrando, vamos aprendendo com as mais e mais variadas entrevistas que fazemos. Perspectivas diferentes de um mesmo mundo em que vivemos. Cenário de caos organizado nas linhas da reportagem jornalística. Faro pela notícia é o que nos move. Querer saber o que ninguém conta. Descobrir verdades até então duvidosas. Encontrar porquê até mesmo nas vivências do cotidiano.
Como diria Kotscho, lugar de jornalista é na rua. E assim o fazemos. Somos filhos dos acontecimentos que nos permeiam. Das sugestões espontâneas que chegam até nós. Da criatividade de um dia aparentemente corriqueiro. Na perspectiva de humanidade e fé que trazemos até aqui. De humanos e fatos fazemos histórias. De vidas fazemos acontecer o mundo. Viva o dia do jornalista, viva a todos nós que contamos a história do mundo!
