Aconteceu entre os dias 09, 10 e 11 na Catedral Nossa Senhora Aparecida, a primeira Semana Teológica sobre São José. A semana teológica é uma realização do Instituto Arquidiocesano de Teologia São João Paulo II, e trouxe como palestrante Pe. Mauro Negro, de São Paulo. Negro, em suas explicações, contribuiu muito acerca de São José nas escrituras.
Ontem (11), no encerramento, um ponto marcante foi a data de três meses do falecimento do nosso Arcebispo Dom Mauro Aparecido dos Santos, que também foi fundador do Instituto Arquidiocesano de Teologia São João Paulo II.
Nessas três noites de Semana Teológica passaram por lá vários sacerdotes, entre eles, Pe. Zico, Pe. Divo, além de religiosos e religiosas e seminaristas do Propedêutico, filosofia e acadêmicos de teologia do Instituto Arquidiocesano de Teologia São João Paulo II, bem como de egressos da FAMIPAR e SINTEC/PUC.
Quando perguntado ao palestrante Pe. Mauro Negro sobre a contribuição de São José para os dias hoje, ele respondeu:
“É muito comum nos dias de hoje, tanto na televisão como no cinema, vermos filmes de super-heróis, e eles são sempre extraordinários, tem poderes sobrenaturais. Isso começou com super-homem e outros heróis do passado, e isso se multiplicou de maneira impressionante, assim como os filmes da Marvel e seus personagens. José é um herói, mas não é aquele herói com poderes sobre-humanos, ao contrário, ele é perfeitamente humano, mas a graça nele faz coisas extraordinárias. Portanto essa inflação de heróis, que podemos dizer fajutos, pode ser superada por personagens reais que são realmente grandes, e que nos levam para caminhos mais seguros do que aqueles fantasiosos que vemos nos filmes. Então tem tudo haver nos dias de hoje, conhecermos São José, mais do que há vinte ou trinta anos atrás.”
Quando perguntado sobre o que achou de Cascavel, Pe. Mauro respondeu que já havia passado por aqui, e disse “Cascavel é um pedacinho do céu, gosto muito daqui o povo de Cascavel é muito querido”, finaliza.
Para o padre Jorge Ricardo Lindner, reitor do seminário diocesano São José, “a semana teológica é uma oportunidade de reflexão a respeito da figura de São José na sagrada escritura, bem como na interpretação teológica, da história da igreja e na iconografia. Conhecer a história de São José em várias perspectivas, para que possamos aproveitar esse ano dado pelo Papa Francisco para refletirmos acerca de São José. E que nos serve para pensar hoje o papel do pai na sociedade”.
O presidente da Associação dos Teólogos Católicos de Cascavel – THEÓS, Pedro Guerra participou das três noites de encontro. De acordo com ele, foram três noites maravilhosas de aprendizado sobre São José, “essa semana teológica veio nos despertar e nos aprofundar mais acerca de São José, podemos ver quão grande ele foi, sua vida, seu exemplo, teve a honra de ser o pai de Jesus”. Quanto ao palestrante, Pedro garante que Pe. Mauro tem um conhecimento profundo sobre São José, “discorre o assunto como ninguém, queira Deus que possamos ter mais encontros como esse”.