A cidade de Cascavel desde 11 de março sem arcebispo, neste domingo (31) assistiu à posse do novo arcebispo metropolitano de Cascavel – PR, Dom Adelar Baruffi. A nomeação foi dada pelo Papa Francisco no dia 22 de setembro. A cerimônia de posse e santa missa pôde ser acompanhada ao vivo pela TV Evangelizar bem como pelas redes sociais da arquidiocese. Dom Adelar adentrou na catedral conduzido pelo Arcebispo de Londrina Dom Geremias Steinmetz, atual presidente da CNBB Sul 2, e pelo cardeal Arcebispo de São Paulo Dom Odilo Pedro Scherer. Durante a entrada Dom Adelar aspergiu água benta a ele próprio e depois aos presentes.
Na sequência dirigiram-se ao sacrário para um silencioso momento de adoração acompanhado pelos presentes, após adoração toda a catedral aplaude o novo arcebispo. Em seguida deu-se início a celebração eucaristica presidida por Dom Geremias Steinmetz, um momento de profunda importância onde Dom Geremias entrega o báculo episcopal, símbolo do pastor que foi chamado por nosso senhor e confirmado pelas palavras do Papa Francisco. Após a recepção do báculo, Dom Adelar é cumprimentado pelo colégio de consultores da arquidiocese, pelo clero, representantes da vida religiosa, e dos leigos e leigas, este gesto é sinal de respeito e obediência ao novo arcebispo.
Na celebração estiveram presentes bispos de vários estados do Brasil bem como todo o clero da arquidiocese de Cascavel, autoridades civis e militares e familiares de Dom Adelar, juntamente com fiéis de Cruz Alta – RS. Vale reportar que os lugares estavam todos tomados por fiéis da arquidiocese. Em sua homilia Dom Adelar saudou a todos os presentes bem como aos que o acompanhavam pelos meios de comunicação. Fez um agradecimento especial ao Pe. Reginei José Modulo (Zico), administrador arquidiocesano desde a morte de Dom Mauro Aparecido dos Santos no dia 11 de março deste ano.
Algo tocante é o lema de ordenação epscoal de Dom Adelar “SERVO DE JESUS CRISTO”. Toda grei que comunga a diocese de Cascavel pode certamente esperar um pastor cristocêntrico. Em um mundo secularizado que vive suas próprias regras só pode ser convertido através de uma igreja orante e penitente que possa arrastar todos para essa comunhão em Jesus Cristo. Dom Adelar muito obrigada por ter vindo a nossa diocese. Deus seja louvado pela sua presença.