OSC comemora 19 anos com música e magia
Em apresentação no Auditório Arnaldo Busato da UNIOESTE Cascavel, a OSC brindou o público presente, que lotou o auditório, com momentos inesquecíveis. Entre as peças apresentadas, foram contemplados os compositores Vivaldi, Bach, Tchaikovsky e Beethoven, além de Björn Hagvall, John Williams, Toquinho e Tim Maia.
Vale dizer que a orquestra coleciona certificações e muitos prêmios, entre eles o convite dos Estados Unidos para se apresentar no Teatro João Caetano, durante a Jornada Mundial da Juventude. Neste domingo, na plateia, também esteve presente o compositor Cleverson Uliana, que durante anos morou no Rio de Janeiro onde realizou seus estudos e curso superior de música na UFRJ. Cleverson que fez a trilha sonora do filme o Monte Carmel para a Orquestra Sinfônica executar sob a regência da Maestrina Giordana Lube, disse que ter participado com a mesma na execução da trilha no Rio de Janeiro foi um momento muito feliz, que espera repetir acontecimentos semelhantes “foi uma grande realização por assim dizer”. Sobre a comemoração dos 19 anos da Orquestra, Cleverson faz questão de afirmar que deveria haver mais projetos semelhantes em todo o Brasil bem como mundo a fora, pois a mesma ajuda no desenvolvimento humano, cria sociabilidade, enfim, todas as artes ajudam na estabilidade social. Portanto a Orquestra Sinfônica de Cascavel, está de parabéns por sua importância e tudo que ela realiza, e desejo que a mesma continue encantando as plateias com suas belas apresentações, finaliza.
Conversamos também com a Maestrina da OSC, Giordana Galvan Lube, a qual nos diz “chegar aos 19 anos com a OSC é uma grande emoção, a gente olha para trás e nem parece que passou tanto tempo, é uma história de vida, tem muita gente na base do processo junto comigo, o que ajuda a formar outras pessoas, na verdade é uma família musical, um exemplo de harmonia, nós somos um exemplo de convivência, é um compartilhar do espaço onde todos podem brilhar, é algo super bonito e estamos muito felizes em chegar até aqui”. E ao perguntar o que a sociedade pode esperar daqui pra frente, a Maestrina responde “nosso grande sonho daqui pra frente é ter uma orquestra profissional, para tanto vamos continuar escrevendo projetos, bem como participar de editais, pois precisamos crescer, comprar instrumentos, buscar bolsas para os integrantes, poder trazer convidados e maestros de fora, podemos fazer muito mais se tivermos recurso”. Outrossim Giordana comenta que a iniciativa privada pode ter seu nome na Orquestra “podem participar pois temos uma instituição sem fins lucrativos, tudo legalizado, e está provado que associar o nome de uma empresa a projetos culturais traz grandes resultados para a mesma”.
Vale a pena esperar a próxima apresentação, basta ficar de olho e ter um momento prazeroso de boa música. A próxima apresentação ocorrerá no dia 19 de novembro em São Miguel do Oeste – Santa Catarina e dia 11 de dezembro o público terá a oportunidade de assistir uma nova apresentação da OSC no Teatro Municipal de Cascavel.